quinta-feira, 1 de julho de 2010

G20 Toronto: um estado policial em defesa do capitalismo


A CLAC 2010 denuncia a repressão policial, a uma escala sem precedentes no Canadá, ocorrida em Toronto, durante a cúpula do G20. A violência policial se junta agora com o anúncio de uma série de medidas de austeridade econômica (redução do déficit, aumento de impostos, cortes nos serviços sociais...), que constituem algumas das violências econômicas contra as populações.
As trabalhadoras e os trabalhadores são obrigados a pagar a fatura da última crise financeira, enquanto que aos bancos e ao setor financeiro, que são os responsáveis diretos dessa situação e que se beneficiaram com $20,000 bilhões em estímulos, não se vêem impor nenhuma nova regulamentação.
"As 900 detenções arbitrárias e políticas em Toronto não têm precedentes na história do Canadá, quase três vezes mais do que em outubro de 1970. A polícia violou os direitos fundamentais, detiveram pessoas durante horas sem acusações formais, sem deixá-las recorrer a advogados, sem comida ou água. Os policiais invadiram apartamentos sem mandatos, com ações de intimidação e de assédio, de seqüestro, com uso de força excessiva contra manifestantes e jornalistas. Vê-se muito bem que o estado policial e a violência econômica andam juntos", explica Danie Royer, da CLAC 2010.
"Todos os dias, em toda a parte do mundo, pessoas morrem como resultado direto de políticas econômicas e sociais postas em prática pelas elites reagrupadas neste órgão ilegítimo que é o G20. As reduções do déficit orgulhosamente anunciadas só agravarão as condições de vida de milhões de pessoas. Stephen Harper [primeiro-ministro do Canadá] e outros recordam que o objetivo destas medidas visava contentar e tranqüilizar os mercados financeiros. Nada sobre o meio ambiente, nada sobre as migalhas para a saúde das mulheres, nada sobre as conseqüências sociais da crise econômica, onde os imigrantes são as primeiras vítimas. Tudo para consolidar o capitalismo, um sistema econômico que favorece uma ínfima minoria em detrimento da grande maioria", comenta indignado Mathieu Francoeur, da CLAC 2010.
Tudo o que testemunhamos em Toronto visava silenciar os dissidentes e criminalizar os movimentos sociais. São táticas bem conhecidas para dividir as populações, quebrar a resistência e impor políticas regressivas. Entrou-se numa nova etapa na intensificação da repressão policial e nas concessões exigidas às populações.
Apelamos a todos os movimentos sociais a se mobilizarem em solidariedade com as vítimas do aparelho repressivo, que não fizeram mais do que expressar o seu desacordo com as políticas autoritárias, securitárias, racistas e anti-sociais.
A CLAC 2010 realizará um comício na quinta-feira, 1 de julho de 2010, ao meio-dia, no Carré Phillips, na esquina das ruas Sainte-Catherine e Union.
Convergência das Lutas Anti-Capitalistas - CLAC 2010
Montreal, 28 de junho de 2010.
A Convergência das Lutas Anti-Capitalistas Montreal 2010 (CLAC 2010) é uma rede de grupos e indivíduos que se reuniram para consolidar as suas respectivas lutas a nível local e mobilizar as suas comunidades para o G8 e G20.
Mais infos: www.clac2010.net
Tradução > Liberdade à Solta
agência de notícias anarquistas-ana
uma lua
e um lago gelado
refletem-se um ao outro
 
Hashimoto Takako

Nenhum comentário: