quinta-feira, 7 de junho de 2007

Brazlândia abandonada: descaso do poder público

Nossa cidade com uma história de mais de um século de vida ainda não conseguiu obter dignidade. Nossas festas populares como a festa do divino, foram se extinguindo com a massificação da cultura. Foram importadas festas estranhas ao povo do lugar, como as festas country entre outras, deixando de lado os marcos culturais da cidade, abrindo mão do seu museu de arte e cultura local para dar lugar à sede do CDT e de uma associação chamada ADESB - Associação de Desenvolvimento "Sustentável (?)" de Brazlândia.

A cidade sofre hoje com o crescimento desorganizado, com assentamentos irregulares levando à favelização da cidade. As pessoas que habitam esses lugares vivem em condições precárias, sem linhas de ônibus, asfaltamento, tratamento de águas pluviais, segurança, posto de saúde próximo e escolas para os jovens e adultos.


Com o aumento populacional desorganizado, o ambiente natural se compromete a cada dia - as nascentes estão secando, regiões rurais estão se tornando urbanas o que leva, na maioria das vezes a um mau uso dos recursos hídrícos locais - fazendo captação de água irregular diminuindo a vazão dos rios e córregos locais, além da poluição despejada.

A falta de políticas públicas que levem em conta a necessidade tanto das pessoas (comunidade) quanto do ambiente natural é fator agravante da situação. Além disso, o coronelismo ainda se faz presente, em formas mais modernas de dominação. O poderio econômico de pequenos grupos locais se fez sentir no jogo político do Distrito Federal possibilitando que fosse indicado à adminsitração da cidade uma pessoa que efetivamente não possui condições para mediar as necessidades da comunidade e do ambiente natural frente às pressões de grilagem de terra e especulação imobiliária. Sua indicação foi barganha política de votos durante a eleição para o governo do Distrito Federal - a política do "toma-lá-dá-cá".

Por hoje ficamos por aqui...

Lembrando que estamos na luta pela construção da cidadania, pela preservação do Cerrado Brasileiro e por um mundo mais justo!

Nenhum comentário: