quarta-feira, 26 de maio de 2010

EUA: Derramamento de petróleo já é o maior desastre ecológico

Washington, 26 mai. (Prensa Latina) - O derramamento de petróleo no Golfo do México que afeta a costa dos Estados Unidos é catalogado já como o maior desastre ecológico que sofreu esse país.
A tragédia ocasionada depois do afundamento de uma plataforma de hidrocarbonetos de propriedade da British Petroleum (BP) em abril, provocou a morte de centenas de aves, a maioria pelicanos pardos e alcatrazes atlânticos.
Autoridades de proteção da natureza advertiram que até o momento apareceram 316 animais sem vida nos estados de Luisiana, território mais afetado, Alabama e Flórida.
Os dois primeiros, junto a Mississípi, foram declarados como zonas de desastre pesqueiro pelo governo de Barack Obama. Só em Luisiana a indústria do marisco move 2,4 bilhões de dólares anuais e contribui 40 por cento do total da demanda nacional.
O secretário de Comércio, Gary Locke, expressou em um comunicado que, depois do desastre ecológico, a administração federal "mobilizará todos os fundos necessários para dar assistência aos pescadores e às comunidades que o precisem".
Obama visitará Luisiana na sexta-feira para avaliar o impacto do dano causado pelo afundamento da plataforma petrolífera Deepwater Horizon, divulgou ontem a Casa Branca.
De fato, esta será a segunda visita do chefe de Estado desde que no dia 20 de abril se iniciou o vazamento de petróleo e começou a se estender a maré negra.
Segundo setores opositores e ecologistas, a resposta de Washington diante do acidente não é a esperada e inclusive -alegam- o Exército não apoia as ações dos estados envolvidos.
Por outro lado, a BP pronostica uma nova tentativa de tampar o incontrolável vazamento de petróleo com a injeção de barro, probabilidade que tem de 60 a 70 por cento de sucesso, de acordo com as apreciações de Tony Hayward, diretor geral da petroleira

Nenhum comentário: