sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA

Participe da 1ª Reunião de articulação da Campanha no DF
28/02 (segunda-feira), as 18h30 no SINDSEP-DF.
(Setor Bancário Sul, Quadra 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º andar)

Chamados equivocadamente de “defensivos” agrícolas, de agrotóxicos e até de “remédios” para as plantas, os venenos agrícolas transformaram-se numa das piores facetas do agronegócio brasileiro. Isto porque suas conseqüências afetam toda a população: os que trabalham e os que comem.
O Brasil se tornou, em dois anos seguidos (2008 e 2009), campeão mundial de consumo de agrovenenos. É um campeonato sem nenhuma glória. Somos a agricultura mais envenenada do mundo. São mais de cinco quilos de venenos por habitante/ano. É a dependência química do agronegócio.
Quem perde é o povo: comida envenenada, águas contaminadas (tanto águas de superfície como águas subterrâneas), ar poluído de resíduos químicos, montanhas de embalagens com destino inadequado, solos contaminados com resíduos químicos persistentes, pessoas adoentadas. Seres humanos com doses cavalares de venenos agrícolas na pele, no estômago, no sangue, no fígado. As principais vítimas são os pequenos agricultores, os trabalhadores rurais do agronegócio e os consumidores pobres. O câncer cresce. Doenças de pele, dores de cabeça constantes e depressão também são comuns. Por seu lado, a indústria química se esbalda. As indústrias que fabricam venenos são as mesmas que fabricam medicamentos e o lucro redobra.
Por isso que diversas entidades (ambientalistas, sindicatos, movimentos, entidades e trabalhadores da área da saúde, alimentação, organizações urbanas, comunidades tradicionais) lançaram uma Campanha Nacional de conscientização da população sobre os riscos dos agrotóxicos.
Diversos materiais (cartazes, cartilhas de formação, gibis para o público infantil, vídeo documentário, folders, calendários) estão sendo produzidos. E caberá a nós o trabalho de base para expandirmos essas idéias na sociedade. 
Por isso convidamos o MST a participar da 1ª Reunião de articulação da Campanha no DF, 28/02 (segunda-feira), as 18h30 no SINDSEP-DF. Endereço: Setor Bancário Sul, Quadra 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º andar.
  
Via Campesina – Sinpaf – Sindsep/DF – Consulta Popular

Nenhum comentário: