domingo, 4 de outubro de 2009

Cantora é agredida por neonazistas na Grécia


A popular cantora grega Sofia Papazoglou foi atacada em Atenas por membros do partido neonazista Amanhecer Dourado (em grego Χρυσή Αυγή). Ela se encontra hospitalizada com problemas de visão, hematomas e graves queimaduras causadas por um gás ácido não identificado com que foi pulverizada.
Sofia Papazoglou, cantora popular do gênero "entehno" e conhecida por suas posições progressistas foi atacado na quinta-feira (1) nos arredores da estação de metrô Katehaki, em Atenas, por dez membros do partido neonazista Amanhecer Dourado, depois de ter jogado no lixo folhetos de propaganda eleitoral que os fachas lhes havia dado. Acontece hoje (4) eleições na Grécia.
Amanhecer Dourado foi criado na década de 1980 pelo terrorista convicto Mihaloliakos, sob as ordens do líder da junta militar de 1967-1974, o coronel Georgios Papadopoulos, que na época se encontrava preso. Em 1967, tropas do Exército grego deram um golpe de estado, instaurando uma ditadura militar de direita.
Desde então, Amanhecer Dourado tem levado a cabo uma campanha de intimidação contra a esquerda, os anarquistas e os imigrantes, pessoas de cor e judeus. No entanto, como estão sob a proteção explícita da EYP, os serviços secretos gregos (o jornal Eleftherotypia publicou tempos atrás uma lista de pagamentos a Mihaloliakos sob o encargo da EYP).
Essa agrupação neonazista nunca foi processada nem perseguida, e participa abertamente das eleições nacionais. Como claramente mostra sua relação patrão-cliente com os serviços secretos do país. O posto eleitoral dos neonazistas está localizado pouco antes da sede da EYP, na Avenida Katehaki, a poucos metros da sede principal das forças anti-distúrbios da capital grega.
Quando a cantora Papazoglou jogou os panfletos racistas na lixeira, dez bandidos a atacou com um spray de ácido e começaram a esmurrá-la descontroladamente. A polícia não interviu. A cantora foi levada ao hospital apenas após a intervenção dos trabalhadores do metrô. Meia hora depois, os neonazistas foram dispersados pelos anarquistas que chegaram ao local depois de saber do ataque.
Papazoglou segue no hospital com problemas de visão e graves contusões e escoriações pelo corpo. Amanhecer Dourado nega seu envolvimento no incidente, falando sobre "rumores espalhados pelos sujos judeus e maçons" e "protetores da natureza e ecologistas".
agência de notícias anarquistas-ana
meio dia
dormem ao sol
menino e melancias
Alice Ruiz

Nenhum comentário: