sábado, 18 de abril de 2009

[Reino Unido] Prisão em massa de 114 ativistas climáticos em Nottingham




[114 ativistas foram presos em uma batida policial às 2 horas da madrugada em um centro escola comunitário na Sneinton Dale, Nottingham, de segunda-feira, 13 de abril. A seguir o relato de um ativista climático.]

Acredita-se que uma manifestação estava planejada na usina termelétrica da E.On em Ratcliffe-on-Soar, enquanto um porta-voz da companhia clamou que este era o “alvo planejado de um protesto organizado”. A termelétrica de Ratcliffe-on-Soar é a terceira maior fonte de emissão de dióxido de carbono no Reino Unido e, anteriormente, já esteve na mira dos ativistas. Similarmente às ações da polícia no passado, algumas das casas daquele/as que foram preso/as foram vasculhadas enquanto ele/as estavam sendo mantidos sob custódia.

Foi confirmado que 6 casas já foram invadidas em Nottingham, incluindo o Centro Sumac, e papeladas pessoais e computadores foram apreendidos. O/as ativistas estão agora sendo liberados sob fiança, para aparecer na corte de justiça entre os dias 14 e 21 de julho, com uma variedade de condições.

Mais invasões policiais são aguardadas.

A ação inicial foi em um centro escola comunidade em Sneinton Dale, um subúrbio na zona leste de Nottingham. Após todos os presentes serem presos e arrastados em correntes para muitas e variadas delegacias, a polícia armou uma extensa e demorada revista no prédio. Nada estava acontecendo nas ruas por essas horas, para o descontentamento dos meios de comunicação. Assim, eles começaram a se entrevistar, e também pessoas que passavam no local, somente para adicionar um pouco de cor a tudo aquilo. Aproximadamente ao meio dia houve bastante agitação com a chegada de mais Vans da polícia, o apoio científico e sortidos veículos misteriosos. Tomados todos juntos, havia uma presença policial realmente significante. Você já pode imaginar que tipo de evidencia, e o que, eles esperavam encontrar. Guardas patrulhavam as ruas para tranqüilizar a comunidade, é claro.

O acesso estava muito difícil, para ver qualquer coisa acontecendo de interesse. No entanto, me afastando da frente do prédio de onde todos os outros estavam sendo fitados, consegui encontrar um local amigável que me ofereceu o uso de seu jardim para uma visão panorâmica. Muito obrigado!

Os endereços de algun/mas daquele/as mantido/as sob custódia foram então procurados sob mandato. Enquanto acompanhava, eu soube de 6 lugares em Nottingham, e provavelmente há muitos outros ao redor do país. Fui interrogado e convidado para estar no Centro Sumac, à frente da chegada da equipe da polícia.

Após visitar outros locais, aproximadamente às 18 horas, três Vans cheias de policiais vestidos em uniformes completos e largas botas chegaram aos portões do Sumac. O mandato foi para quartos específicos no andar superior do Centro. A maioria do esquadrão ficou na rua, porém a polícia podia claramente ver que este fotógrafo poderia achar este panorama um tanto opressivo, daí o inspetor ordenou às tropas para voltarem para as Vans. Então foram vasculhar o andar superior, descobri que tinham bastante interesse nas papeladas pessoais (inclusive muitas cópias da conhecidíssima publicação anarquista e subversiva SchNews). Eles permaneceram por cerca de 30 minutos, saindo do local com vários papéis, e um computador.

Após algun/mas serem liberado/as, o/as companheiro/as voltaram para o Centro Sumac, para se recuperarem e se alimentarem. Uma discussão, muitas perguntas. Arrumação dos espaços quebrados e compartilhamento de compaixão. Quando estava saindo, encontrei dois policiais rondando a área. Eu os segui um pouco (curioso para saber o que eles estavam tramando). Um deles então estacionou no lado de fora de uma loja da Co-op, e ficou parado um pouco lá, sendo um tanto ameaçador. Este era um dos locais de investigações anteriores. Então eles ficaram prestando particular atenção no contínuo “entra e sai” do Centro Sumac. Acho que eles ainda não terminaram as buscas.

Fotos: http://www.indymedia.org.uk/en/2009/04/427471.html

http://www.indymedia.org.uk/en/2009/04/427496.html

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

Frente ao copo d'água
velho marinheiro sonha:
– ainda volto ao mar...

Anibal Beça

Nenhum comentário: