terça-feira, 14 de abril de 2009

Por reforma agrária, Sem Terra bloqueiam rodovia no DF

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra bloqueiam, desde o início da manhã desta terça-feira (16/04), o trecho da rodovia BR-020 na altura do entroncamento com a DF-110, na região de Planaltina (DF).

A mobilização, que integra a Jornada Nacional de Lutas por reforma agrária de abril, exige o assentamento das 1.800 famílias acampadas no Distrito Federal e Entorno, assistência técnica para 1.200 famílias assentadas, investimentos em educação, recuperação de assentamentos e a reestruturação da Superintendência Regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a SR 28.

Segundo os Sem Terra, não houve nenhum retorno da audiência realizada com o superintendente regional do Incra no final de abril, após a ocupação da sede da SR 28. "A reforma agrária está parada no Distrito Federal e Entorno, não sai do lugar. Na região de Unaí, por exemplo, cerca de 200 famílias do acampamento Índio Galdino aguardam há mais de sete anos pelo assentamento", afirma comenta Joel Silva, da direção do MST no DF.

Semana de Lutas por reforma agrária

A Jornada Nacional de Lutas acontece em todo o Brasil nesta semana. Ela é realizada desde 1997 em memória dos 19 trabalhadores Sem Terra assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, em operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás (PA), em 17 de abril de 1996. Em 2002, o presidente FHC instituiu essa data como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Depois de 13 anos de um massacre de repercussão internacional, o país ainda não resolveu os problemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça.
Contato para a imprensa:
Zeca - (61) 9626 5035





Maria Mello
Assessoria de Comunicação
Escritório Nacional do MST em Brasília
(61) 3322 5035
maria@bsb.mst.org.br
www.mst.org.br
www.mst.org.br

Nenhum comentário: