terça-feira, 14 de abril de 2009

Parlamentares debatem questão agrária e lembram 13 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás nesta quarta


Nesta quarta-feira (15/04), os deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar da Terra promovem, em Brasília, um debate sobre os 25 anos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), os 13 anos de impunidade do episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, a reforma agrária e a soberania alimentar no Brasil.



A atividade terá início às 9h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Além do coordenador da Frente Parlamentar da Terra, deputado Dr. Rosinha (PT/PR), o debate contará com as participações dos coordenadores das Frentes Parlamentares: em Defesa da Economia Solidária no Brasil, deputado Eudes Xavier (PT/BA); Segurança Alimentar e Nutricional, deputado Nazareno Fonteles (PT/PI); Agricultura Familiar, deputado Anselmo de Jesus (PT/RO); Defesa dos Quilombolas (PT/SP), deputado Vicentinho; Defesa dos Povos Indígenas, deputado Eduardo Valverde (PT/RO), e o presidente da Subcomissão de Combate ao Trabalho Escravo no Senado Federal, senador José Nery (PSOL/PA). João Pedro Stedile, economista e integrante da direção do MST, completa a mesa do debate.



Paralelamente à atividade, haverá a exposição de publicações, painéis fotográficos, cartazes e produtos da reforma agrária.



17 de abril: Dia nacional de luta pela reforma agrária



Em 17 de abril de 1996, policiais militares promoveram o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou marca na história do país. Em 2002, o presidente FHC instituiu essa data como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Passados 13 anos do massacre no Pará, permanecem soltos os 155 policiais que mataram 19 trabalhadores rurais, deixaram centenas de feridos e 69 mutilados. Entre os 144 incriminados, apenas dois foram condenados depois de três conturbados julgamentos: o coronel Mário Collares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira. Ambos aguardam em liberdade a análise do recurso da sentença, que está sob avaliação da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O 17 de abril é marcado internacionalmente como o dia das lutas dos camponeses de todo o mundo. Todos os anos, a Via Campesina realiza mobilizações nesse período do ano, em diversos países, para cobrar o julgamento dos responsáveis pela violência no campo e pela realização da reforma agrária.

Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados

Dia: 15 de abril de 2009

Horário: das 9h às 12h30



Informações à imprensa:



Maria Mello - (61) 8464 6176




Maria Mello
Assessoria de Comunicação
Escritório Nacional do MST em Brasília
(61) 3322 5035
maria@bsb.mst.org.br
www.mst.org.br
www.mst.org.br

Nenhum comentário: