quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Por um natal ecológico e não compulsivamente consumista



Boicotar o Natal é resistir ao marketing, à propaganda insidiosa e à manipulação dos sentimentos humanos para efeitos comerciais e religiosos.

PORQUÊ?

Devíamos começar por tentar compreender a origem dos produtos que compramos todos os dias: sapatos, roupas, jogos, CD’s, consolas, telemóveis, e mesmo comida. A grande maioria destes produtos, se não mesmo todos, são produzidos por grandes Multinacionais que directa ou indirectamente (recurso a "subempreiteiros") corrompem governos e exploram países do terceiro mundo.

Sob uma máscara de auxílio a estes Países, acabam por torná-los ainda mais pobres, tanto a nível de recursos naturais, como em capacidade de gerar a sua própria riqueza. Resultante do total desrespeito pelo equilíbrio do Planeta Terra e pelos Direitos Humanos obtêm uma força de trabalho facilmente substituível e disposta a sofrer todo o tipo de abusos. Estão destinados a fazerem-nos “felizes” até ao final dos seus breves dias.

Enquanto nos preocupamos com a marca deste ou daquele tipo de produto e o que é que vão dizer os nossos amigos por o usarmos, há, de facto, pessoas a morrer para nos darem essa hipótese de escolha. Serão mesmo necessários todos esses produtos que compramos?

Toda a máquina publicitária tem em vista seduzir-nos a consumir, consumir e consumir, levando-nos às vezes à ruína pessoal e familiar, fazendo-nos crer que seremos mais felizes, bonitos, “fixes”, se possuirmos determinado objecto. O telemóvel que era ontem o melhor do mundo é hoje obsoleto, e os sapatos que eram da moda estão hoje completamente “out of fashion“. O ritmo da moda e da tecnologia incentiva-nos assim a rejeitar produtos que acabámos de comprar.

Estamos a gastar os recursos cada vez mais escassos do nosso planeta a fabricar bens descartáveis, cujo destino final será encher aterros sanitários de resíduos e poluir rios e florestas. Quantos papéis e plásticos envolvem os brinquedos que vamos oferecer este ano como presente de Natal?

Aproveite esta época para reflectir e ponderar sobre os seus hábitos e as suas verdadeiras necessidades. Quando fizer as suas compras de Natal, tente comprar prendas o mais ecológicas e justas possíveis. Também pode optar por fazer você mesmo as suas prendas! Os seus amigos/familiares receberão assim algo mais pessoal. Neste Natal, pense no Natal do planeta Terra! Não o “consumas”!


Quando no Natal, num Aniversário, ou simplesmente quando nos apetecer, quisermos oferecer uma prenda a um amigo, devemos ter em mente que não temos necessariamente que comprar um presente. Há imensas coisas que podemos ser nós mesmos a fazer. E como nos dedicamos na construção da prenda (tempo, precisão) esta terá mais valor, tanto para nós, como para quem recebe.

Para fazermos alguns destes presentes temos que comprar os materiais, mas outros são fáceis de encontrarmos na Natureza, ou são coisas que já não usamos, ou que vamos deitar fora.

Podemos pensar numa espécie de esquema de graduação de impacto ecológico no acto de oferecer uma prenda. Primeiro devemos tentar oferecer algo feito por nós de raiz. Depois tentar oferecer algo feito por nós comprando apenas a matéria-prima. Se mesmo assim, tivermos dificuldade com prendas para certas pessoas, podemos comprar prendas mais ecológicas e éticas, como por exemplo prendas que incentivem um consumo mais ecológico como sacos de pano, sacos para o pão, ou prendas em lojas do comércio justo, vendas de natal, lojas de artesanato local, lojas de segunda mão (ver secção alternativas)... E quando comprarmos devemos ter o cuidado de pensar na utilidade da prenda, de comprar algo que a pessoa necessite.


O que podemos fazer... ver aqui

O que oferecer… ver aqui

18 dicas para um Natal melhor… ver aqui

Alternativas… ver aqui


http://gaia.org.pt/econatal/

Consultar ainda:
http://www.buynothingchristmas.org/
http://simpleliving.org/

10 sugestões para um Natal mais simples ... ver aqui

Para ler sobre o assunto:
Bill McKibben, Hundred Dollar Holiday (Simon & Shuster, 1998).

Sallie McFague, Life Abundant: Rethinking Theology and Economy for a Planet in Peril (Fortress, 2001). .

Herman E. Daly and John B. Cobb, Jr. in For the Common Good: Redirecting the Economy Toward Community, the Environment, and a Sustainable Future (Beacon Press, 1994).

Doris Janzen Longacre, Living More With Less (Herald Press, 1980).

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