sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A mulher rural é a guardiã dos segredos da terra e do conhecimento agrícola popular

15 de outubro
Dia Mundial da Mulher Rural

Homenageando atrasado mas todos os dias estas guerreiras devem ser lembradas...


A tradição judaico-cristã construiu um protótipo de mulher baseada no sentimentalismo, na idéia de agente reprodutora e no papel de submissa à vontade do homem. Um certo feminismo urbano contestou toda esta tradição mas não realçou o papel das mulheres indígenas e das populações vernáculas, e até de outras minorias, que nunca se sentiram representadas pelos grupos e coletivos feministas europeus e norte-americanos. Só pouco a pouco se tem vindo a reconhecer a enorme capacidade de resistência da mulher rural, intimamente ligada à terra-mãe, detentora dos seus segredos e protetora da saúde alimentar e da natureza, constantemente assediada pelo patriarcado do «homo tecnologicus», as empresas e os governos liderados pelos homens. Ora devemos devolver a agricultura às mulheres, ou dito por outras palavras, a todos aqueles que tenham uma mentalidade que seja típica das mulheres rurais e a mesma maneiras destas tratarem da terra.

Para conhecer as mulheres rurais:

As mulheres rurais, quantas vezes esquecidas e relegadas para um plano
secundaríssimo, têm, no entanto, uma importância capital na defesa da terra.

- principais transmissoras do conhecimento tradicional agrícola
- sustentáculos do modo de vida rural

- existirão no mundo mais de 1.600 milhões de mulheres rurais
- constituindo uma quarta parte da população mundial

- as mulheres possuem tão só 2% da propriedade da terra
- as mulheres somente recebam 1% dos créditos destinados à agricultura

- desde 1970 duplicou o número de mulheres rurais em situação de pobreza
- são elas as grandes depositárias da biodiversidade botânica do mundo

- as camponesas do planeta são as responsáveis por metade da produção mundial dos alimentos e produzem entre 60% e 80% dos alimentos dos países chamados eufemisticamente «em vias de desenvolvimento»

- são elas também as responsáveis pela produção dos principais bens alimentares ( o arroz, o trigo, o milho, que representam até 90% dos alimentos consumidos pelos povos das zonas rurais)

- a contribuição feminina para a produção de outros produtos, como os legumes e as hortaliças, é ainda maior.

«Os conhecimentos especializados das mulheres relativamente aos recursos genéticos aplicados à agricultura e à alimentação fazem delas as principais protagonistas do sustento e evolução da variedade genética» reconhece a FAO.

E se nos recordamos que é a terra-mãe nos proporciona os seus frutos, então somos levados a chegar à conclusão que nada melhor que as mães para entenderem o segredo da terra-mãe.

São as mulheres camponesas, fiéis representantes da economia doméstica, e responsáveis pela saúde familiar em metade do mundo, que colhem as ervas medicinais (segundo os dados da ONU , 80% da população mundial ainda utiliza a herborística tradicional), e que se têm mostrado mais resistentes às biotecnologias transgênicas e à agro-química.

Os livros ecofeministas de Vandana Shiva e de Maria Mies equacionam muito bem toda esta situação através de exemplos e de dados, em especial, na Índia.


(tradução livre e parcial de um texto de Pedro Burruezo, publicado na revista The Ecologist, de Janeiro de 2002, na sua versão castelhana)

Consultar:
http://www.ruralwomyn.net
http://www.fortunecity.com/victorian/verona/514/12b.html
www.fao.org/gender/genero.htm

adaptação de Memória Lélia Gonzalez.
Original em:
http://pimentanegra.blogspot.com/2005/03/mulher-rural-guardi-dos-segredos-da.html

pimenta negra é um blogue sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, com uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (econômico, político, etc.) Anote e consulte neste endereço: http://pimentanegra.blogspot.com/

foto: www.guaraciama.mg.gov.br/galeria/galeria.php

Nenhum comentário: