quinta-feira, 24 de julho de 2008

“Não vamos salvar o Mundo. Mas estamos fazendo nossa parte!”



No município de Padre Bernardo (GO) funciona o Centro Familiar de Formação em Alternância (CEFFA/ Padre Bernardo) com formação de técnicos em Agropecuária com habilitação em Agroecologia.



Na escola hoje estudam 22 jovens que têm como objetivo buscar mais conhecimento e respeito com a natureza.A CEFFA funciona com o sistema da Alternância onde os alunos passam um período na escola e outro em casa aplicando em suas parcelas os conhecimentos socializados.



Esta escola não é governamental a comunidade optou assim e buscou apoio com as Universidades como Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB) e também tem o apoio do PRONERA e do INCRA.
Os alunos estão mudando a forma de pensar e agir local e com isto a relação com meio ambiente também muda.

Alguns depoimentos:
“-Aprendo muito sobre hortas e melhorei muito minha escrita. Sinto-me muito feliz aqui.” Daniel Alves de Sousa, 23 anos, aluno.



“-Gosto muito de trabalhar aqui, me divirto muito aqui . Gosto dos alunos e eles cooperam com meu trabalho e eu aprendo com eles. Aprendo um pouco dos conteúdos também.” Elaide Cavalcante de Carvalho Lima , cozinheira.



“-Uma boa forma de incentivo ao jovem da zona rural para que ele não tenha que abandonar o campo e aprenda interagir com o meio ambiente.” Diogo Magno dos Santos, 20 anos, aluno.




“-Apesar de ter muitas dificuldades. Pois tenho 3 filhos, sou dona de casa e cuido da minha parcela. Gosto muito do curso, através dele tenho obtidos muitos conhecimentos para o desenvolvimento da minha parcela e ajudar as pessoas da comunidade.” Hélia Cristina Dias, 38 anos, aluna.



“-Sou monitor e professor. Gosto muito daqui. Faço tudo aqui de coração e me envolvo muito com as atividades. Tento passar algum conhecimento para os alunos e também recebo muito conhecimento.” Wátila José dos Santos, 24 anos.



“É uma troca de experiência mútua. Os alunos trazem experiências inovadoras. Eu adoro estar aqui com esta vivência no campo me oferecendo a oportunidade de conviver mais com a natureza e com as pessoas do campo que acaba contribuindo na minha formação como pessoa e cidadão. A maior dificuldade que verifico aqui é a infra-estrutura adaptada pois estamos sem sala de aula e sem dormitório. Falta também um salão e uma agroindústria para trabalharmos com os frutos e plantas do Cerrado. Precisamos aumentar nossas parcerias para viabilizar nossos projetos. As pessoas que estão aqui possuem um grande poder de luta pela água e natureza local.” Antônio Maurício Bernardes, 32 anos, professor.





Autoras da reportagem e alunas da CEFFA: Janaína José, 19 anos e Michelly do Monte, 21 anos.





Nenhum comentário: