sábado, 31 de maio de 2008

- Carta aberta do Movimento Em Defesa De Brazlândia ( MEB) sobre o PDOT-







Nossa cidade possui uma alta relevância ecológica para o Distrito Federal e para o Brasil. Está inserido em nossa região a APA de Cafuringa, APA do Descoberto, Bacia do Descoberto (responsável por abastecer aproximadamente 70% da população do DF), APA do Planalto Central, 3 Florestas Nacionais, o Parque Nacional de Brasília, a APM do Capão da Onça e o Parque Ecológico Veredinha.
É também o maior produtor de horti-fruti do Distrito Federal e maior produtor de morango da região Centro-Oeste.
Mesmo com tanta relevância e peculariedade o PDOT de nossa cidade está sendo discutido em Sobradinho, 60 km de distância. Será que o interesse do governo local é de desmobilizar os movimentos sociais da discussão? Excluir para depois legitimar pois no papel fica como audiência realizada. Os cidadãos de nossa cidade exigem mais respeito, queremos discutir sim, mas que seja realizado uma audiência em nossa região.
O Movimento Em Defesa De Brazlândia alerta não teremos água com qualidade daqui a 10 anos. E o governo local é conivente com isso querendo transformar pelo PDOT uma Área de Proteção de Manancial em setor urbano. Que interesse ao não ser o eleitoreiro tem o governo para isto?
O MEB convoca a reflexão e ação das autoridades e presentes para:

Audiência pública em nossa região;• Área de amortecimento para nosso Parque Ecológico Veredinha;
• Regularização fundiária do mesmo;
• Permanência dos horteiros da quadra 05 e 12 com manejo agroecológico;
• A expansão urbana que está contida no PDOT acima da quadra 12 norte deverá privilegiar aos filhos da cidade de Brazlândia e não para apadrinhados políticos.

O MEB considera a participação social legitima e ações irresponsáveis agora tornarão nossa sobrevivência no futuro um caos. Para que isto não ocorra é necessário maior responsabilidades dos órgãos e pessoas competentes. O movimento não pára, a luta continua....

Nenhum comentário: