terça-feira, 8 de novembro de 2011

Grupos artísticos iniciam ocupação em Santa Tereza: risco de desalojo ilegal!



Há 11 dias diversos grupos artísticos e culturais do Rio de Janeiro ocuparam um prédio abandonado por mais de 10 anos pela Universidade Santa Úrsula. O objetivo é dar ao espaço o uso que, segundo a Constituição, deveria ser a obrigação de qualquer universidade: promover a cultura dos povos do Brasil, a produção cultural autônoma e livre, e não a cultura das classes dominantes que contribui para as injustiças sociais.

A ocupação já foi detectada pelos agentes da repressão e teme que a qualquer momento ocorra mais um desalojo ilegal - o que tem ocorrido com mais frequencia com movimentos que lutam pelo direito à cidade. Neste momento as/os companheiros/as da ocupação estão pedindo a ajuda urgente de todos e todas, seja se unindo à luta, divulgando, ou como puderem, para que esta iniciativa resista e floreça. A ocupação fica na Ladeira de Santa Teresa, esquina com a rua Hermenegildo de Barros.

Abandonado há mais de 10 anos, o imóvel está agora "guardado por um fiel depositário" devido à dívida trabalhista de 15 milhões da Universidade Santa Úrsula. Ajudando a universidade a cumprir o seu papel perante a sociedade e os trabalhadores, o movimento de ocupação pretende preencher o espaço com diversas oficinas e eventos culturais abertos a todos e todas, além de projetos de agroecologia. Para isso, já conta com o apoio da vizinhança do lugar. Participe!

UNIVERSIDADE REAL JÁ!

Nenhum comentário: