sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Encontro da Cloc reúne 1000 jovens das Américas por soberania alimentar



21 de outubro de 2011

Por Leandro Carrasco
Da Pàgina do MST



A juventude dos movimentos sociais camponeses da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (Cloc), vinculada à Via Campesina, promoveu o 11º Acampamento Latino Americano dos Jovens, no município de Ojo de Água, na Argentina.

Participaram mais de 1000 jovens da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Equador, Peru, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Honduras, México e Canadá.

Os militantes ficaram alojados na Universidade Campesina (Unicam) e participaram de plenários, debates e diversas oficinas.

Segundo Camila Bonassa, do MST e da Via Campesina, o encontro teve três eixos centrais: análise de conjuntura, papel da juventude e soberania alimentar.

Música e dança, stencil, doces, pães, tortas e tortilhas, sopa paraguaia, ervas medicinais e estufa ecológica foram temas de oficinas praticadas pelos jovens em busca de um intercâmbio de conhecimento entre as culturas.

Ainda houve atividades de protestos contra a empresa canadense de mineração Gaia Energy. “Foram realizadas duas atividades em conjunto com a população local; ambas contra a instalação da mineração a céu aberto. Há mais de um ano a empresa vem explorando de forma irregular os recursos naturais em Ojo de Água, contaminando a água e tentando desalojar famílias camponesas; com o apoio de empresários, políticos e representantes da igreja local”, denuncia Camila.

No dia 11, mais de 200 jovens estiveram em um festival de música que contou com a presença do cantor argentino Raly Barrionuevo, em Sumampa. No dia seguinte, os jovens marcharam quatro quilômetros em solidariedade à população que luta contra a mineração.

O acampamento acontece todos os anos desde 2001, em torno do dia 8 de outubro, em homenagem a lutador Che Guevara, que é o símbolo do Dia Internacional da Juventude Camponesa.

Nenhum comentário: