sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Dia do Trabalhador e a Cultura Agroecológica


Onde: Instituto Federal de Brasília/campus Planaltina (ex-Colégio Agrícola) - Rodovia DF-128, Km. 21
Quando: 1o de maio (domingo), 8h-17h
Como chegar: Carona solidária (um pouco antes de Planaltina-DF pela BR-020, ao avistar a cidade, haverá a placa pro Instituto Federal, à direita; segue até o balão e vira mais uma vez à direita) ou ônibus pro Arapoangas ou Vale do Amanhecer vindo do eixinho (pedir para descer no balão do Colégio Agrícola e ligar avisando que tá vindo).
Contatos: 9149-1962 (Delano), 9669-5099 (Pedro), 8145-0412 (Camila)
 
Se possível, confirmar a presença e se terá alguma carona disponível pelo email:ecoa.ifb@gmail.com 
 
 
 
 
- I Dia do Trabalhador e da Cultura Agroecológica do IFB -
Lançamento da proposta do Espaço de Convivência Agroecológica – ECoA (a ser gerido por estudantes, técnicos e professores)
Programação

[Durante todo o dia: feira de troca solidária, para fazer circularem as coisas, as ideias e as pessoas]

8:00 – 11:30
 Oficina de poda agroflorestal das árvores da casinha para abrir pedaços de sol e enriquecer o ambiente com o plantio de algumas mudas e horta florestal

Atividades de educação ambiental com filhos e filhas de estudantes, para que as mães e pais possam trazer as crianças, proporcionando integração delas ao espaço e ambiente comunitário

Oficinas de bioconstrução: produção de tijolos de adobe e técnica de bancos de superadobe

Oficina de confecção de tinta de barro e decoração inspirada na agroecologia e no dia do trabalhador

[A proposta é de atividades concomitantes, as duas últimas dependendo do número de pessoas dispostas e da existência de material, havendo responsáveis com experiência para orientar cada uma delas]

11:30-13:00
Filme - Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. Conta a história real de uma comunidade rural na região do Crato, Ceará, que se constituiu com autonomia de produção coletiva nos anos 30 e teve trajetória e destino semelhante ao de Canudos. Ou seja, de tão bem-sucedida acabou exterminada pelo governo; nesse caso, pelo getulismo.
Atividade proposta por Marcela Alvim, estudante de Licenciatura em Dança do IFB-Plano Piloto e organizadora do Cineclube Cafezinho no Gisno.

13:00-14:00
Almoço no fogão à lenha - Caldo de abóbora e de mandioca e complementos solidários de estudantes e convidados/as. (Cardápio principal a definir - colaboração sugerida: R$ 5)

14:00-17:00
Roda(s) de conversa, seguido de música:

Histórias e fundamentos do tambor e da cultura popular (com fabricantes artesanais de tambores, praticantes de agroecologia na zona agrícola de Taquara-Planaltina acompanhados pelo escritório regional da EMATER, e com membros de grupos de cultura popular de Planaltina e de outras cidades do DF).

Presenças confirmadas: Agricultores-músicos da Taquara; Grupo de Capoeira Pau-Pereira; membros do Grupo Cokumã [Planaltina] e Martinha do Coco [Paranoá].

Nenhum comentário: