domingo, 10 de outubro de 2010

Petição Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mato Verdinho


Para:ICMBio, Brasil
MANIFESTO 
Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mato Verdinho 
ARAGUAIA – MATO GROSSO – BRASIL


Reconhecemos a importância da biodiversidade e da beleza natural que fascina o mundo. E necessitamos aprender, igualmente, a reconhecer as diferenças culturais estampadas nas diversas identidades de um território brasileiro com vários Brasis. Os Retireiros do Araguaia são pessoas que vivem num lugar mágico, em uma área úmida de beleza inigualável, espraiando no verde do cerrado mato-grossense, entre as casas de palha e o cotidiano de lutas. Recebem este nome por retirarem o gado da área afetada pela cheia das águas, colocando-os em pastos de fazendas alugadas e devolvendo-os na seca, para que os novos ciclos se reiniciem. Este movimento dinâmico envolve membros das famílias e das comunidades em ritmo e pausa da organização social ligada ao compasso da natureza e, em rede, constituem a celebração da vida. Todavia, padecem na época da cheia, quando o gado vive em terras estranhas, extraindo a escassa economia dos Retireiros.

Desde 1999, os Retireiros buscam uma área protegida que possa favorecer a autonomia do trabalho, possibilitando a demarcação de um território próprio para suas sobrevivências e que lhes possibilitem uma vida digna por meio das escolhas democráticas e pela autonomia em gerenciar seus próprios ambientes. Além do gado, as atividades econômicas sustentáveis dos Retireiros, em função dos conhecimentos tradicionais de sua gente, favorecem a conservação da biodiversidade e da ecologia local. Solicitando ã então Ministra de Meio Ambiente Marina Silva, por ocasião de seu mandato, além das instâncias administrativas responsáveis como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente de Recursos Naturais Renováveis [IBAMA], o processo já teve os laudos biológicos e socioeconômicos necessários, realizados pela coordenação do Prof. Dr. Carlos Walter Porto Gonçalves. Igualmente, teve apoio do Instituto Chico Mendes e Conservação da Biodiversidade [ICMBio] em 2009, resultando num relatório fundiário favorável ã criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável [RDS – federal], que também foi entregue ao IBAMA no mesmo ano.

Cumprindo todas as etapas, os signatários deste manifesto solicitam a realização imediata da última etapa, que consiste na Consulta Pública pelo ICMBio, ainda no ano 2010, pois os fazendeiros estão invadindo a área e expulsando os Retireiros de sua legítima territorialidade, além de outras ameaças cada vez mais opressoras, ameaçando não apenas as vidas humanas, mas toda riqueza que a natureza compõe a paisagem das áreas úmidas.

Aliando a beleza natural e cultural, este manifesto a favor dos Retireiros do Araguaia é um grito de luta para que a conservação da biodiversidade seja acompanhada pelo cuidado social de um território também defendido com amor por Dom Pedro Casaldáliga, admirado por todos nós.

Pela consulta pública em 2010!
Pela Vida!
E sempre pela esperança!

Cuiabá: 09 de outubro de 2010.
II Seminário de Mapa Social
VI Encontro da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental, REMTEA

Para assinar: http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=RDS

Nenhum comentário: