sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mapuches ocupam um programa de televisão ao vivo para denunciar a Greve de Fome


[Jovens Mapuche de Santiago de diversas organizações participaram na ação que buscava romper o cerco midiático.]
Hoje (28 de agosto), no programa de televisão "Alfombra Roja" (Tapete Vermelho) que estava entrando ao ar, “entrou” ao vivo um grupo de jovens, representantes de diversas organizações Mapuche de Santiago, com a finalidade de denunciar a greve de fome que realizam os Prisioneiros Políticos em 4 cárceres do Território.
Entre gritos de "liberar, liberar, ao Mapuche por lutar", os jovens desdobraram uma grande faixa que anotava "47 dias em Greve de Fome, Presos Políticos Mapuche". Neste momento o condutor do programa, Eduardo Fuentes, concordou que os jovens ocupassem os microfones para denunciar a situação em que se encontram os prisioneiros Mapuche que hoje estão sendo processados pela lei Antiterrorista, ademais dos ajuizamentos pela Justiça Militar e Civil paralelamente.
Uma das porta-vozes disse: "Agradecemo-lhes que nos tenham dado espaço de falar aqui. Vocês estavam falando da situação de pobreza [no Chile], que é a realidade dos presos políticos Mapuche, realidade do povo Mapuche e estamos aqui para denunciá-lo”.
Finalmente, sem dificuldades, os ocupantes Mapuche se retiraram do set da UCTV.
Aqui o vídeo, mas, desafortunadamente, não existe um registro mais completo:
Mais infos:
agência de notícias anarquistas-ana
Ondas do mar
em confusão,
que barulhão.

Pedro Mutti

Nenhum comentário: