quarta-feira, 21 de julho de 2010

Túnel de alívio deve alcançar poço da BP até o fim de semana


Três meses após o início do desastre ambiental no golfo do México, o representante do governo responsável pela supervisão do trabalho de contenção afirmou que um túnel de alívio deve alcançar o poço danificado da empresa BP neste fim de semana. Isso significa que o poço poderia ser selado definitivamente nas próximas duas semanas.
Com a perfuração dos túneis de alívio, que se aproximam pelas laterais do poço danificado, localizado a 1.500 metros abaixo do nível do mar, os engenheiros da BP esperam selar o vazamento com lama e cimento.
Após vários dias de preocupação sobre a estabilidade do poço danificado, o almirante da Guarda Costeira americana, Thad Allen, disse que os engenheiros da BP concluíram que o risco de uma nova explosão no poço é mínima.
Allen também disse em Washington que a tampa colocada sobre o poço na semana passada deve continuar posicionada por pelo menos mais 24 horas.
Enquanto isso, um relatório informou que o executivo-chefe da BP, Tony Hayward, pode deixar o cargo. Hayward protagonizou uma série de gafes no início do desastre, incluindo sua participação em uma corrida de iates durante o vazamento e sua afirmação de que queria sua vida de volta. Segundo o jornal britânico "The Times", citando fontes não identificadas, o executivo pode sair da empresa em setembro.
As ações da empresa caíram cerca de 40% desde o início do desastre em abril. Ontem, a BP anunciou a venda de US$ 7 bilhões em ativos para a americana Apache para obter fundos necessários ao pagamento dos danos do desastre.
O vazamento teve início no dia 20 de abril após a explosão de uma plataforma operada pela BP. O desastre, o pior da história americana, já custou à empresa cerca de US$ 4 bilhões.
DA ASSOCIATED PRESS

Nenhum comentário: