sexta-feira, 16 de julho de 2010

Livrro: Mulheres objetoras - Uma antologia

A objeção de consciência é vista geralmente como um tema masculino, tal como os soldados. Este livro rompe com essa presunção. As mulheres se opõem conscientemente ao serviço militar e ao militarismo. Não só nos países que recrutam mulheres, como Eritréia e Israel - mas também em países sem recrutamento feminino. Ao fazer isso, elas redefinem o antimilitarismo desde uma perspectiva feminista, opondo-se não só ao militarismo, senão também a uma forma de antimilitarismo que põe ao objetor de consciência masculino como o "herói" da luta antimilitarista.
Esta antologia inclui contribuições de mulheres objetoras de consciência e ativistas do Reino Unido, Colômbia, Eritréia, Israel, Paraguai, Coréia do Sul, Turquia e os Estados Unidos, além de documentos e declarações.
Por que o que vemos aqui são mulheres, em diversos momentos, em um país após o outro, criando por si mesmas o conceito, as análises e a prática de um antimilitarismo feminista diferente?
Cynthia Cockburn, Mujeres de Negro, Londres.
"Sua radical reteorização do militarismo com uma perspectiva feminista nos recorda a centralidade das mulheres nos processo de militarização, assim como seu poder para dar-lhe volta ao processo de militarização e para contribuir em re-imaginações radicais de um mundo onde a violência, a guerra, o patriarcado, o sexismo, o heterossexismo e outras formas de dominação não se dão por terminadas."
Ayse Gul Altinay, Universidade de Sabanci, Turquia.
Publicado por: War Resisters International
Editados por Ellen Elster e Majken Jul Sørensen
Prefácio de Cynthia Enloe
ISBN 978-0-903517-22-5. 152 páginas.
Data de Publicação: Abril 2010
agência de notícias anarquistas-ana
sol na janela
dorme gato no sofá
cor de flanela
Carlos Seabra

Nenhum comentário: