terça-feira, 6 de abril de 2010

Inscrições abertas para simpósio sobre reforma agrária


“Assentamentos Rurais: controvérsias e alternativas de desenvolvimento” é o tema da quarta edição do Simpósio sobre Reforma Agrária e Assentamentos Rurais, que está com as inscrições para resumos de trabalhos abertas até 15 de abril. O Simpósio acontece de 09 a 11 de junho, em Araraquara (SP).
O encontro é promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (Nupedor) e pelo Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Os resultados da seleção serão divulgados em 22 de abril, e os selecionados terão até 15 de maio para enviar os trabalhos completos.
A proposta é discutir a relação entre assentamentos e desenvolvimento dentro das diversas dimensões de análise que o tema pode gerar. Serão levantadas as formas de integração entre assentamentos e complexos agroindustriais regionais, e formas de diversificação da produção, ambos como ferramenta para desenvolver as comunidades assentadas com a participação de órgãos gestores e atores sociais. Dentro desse eixo serão debatidas, ainda, questões ambientais, educacionais, segurança, soberania alimentar, gênero e luta pela terra.
Os trabalhos enviados devem estar relacionados a comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas e indígenas, metodologia científica e temas relacionados que se enquadrem nas seguintes linhas temáticas: Autoconsumo e segurança alimentar; Trabalho e produção - perspectivas de integração e diversificação agrícola; Questões ambientais e perspectivas de agroecologia; Lutas pela terra e pelo desenvolvimento nos assentamentos; Poder local, políticas públicas e mediação dos assentamentos; e Gênero e protagonismos feminismos. Confira abaixo a programação completa do evento:
09 de junho18h30 – Abertura com mesa-redonda “Mulheres assentadas e desenvolvimento”
10 de junho09h – Mesa-redonda II “Assentamentos rurais: perspectivas ou final de um ciclo”
14h30 – Sessões de comunicação oral
Autoconsumo e segurança alimentar
Trabalho e produção: perspectivas de integração e diversificação agrícola
Questões ambientais e perspectivas de agroecologia
Lutas pela terra e pelo desenvolvimento nos assentamentos
18h30 – Mesa-redonda III “Mediação, gestão e políticas públicas nos assentamentos”
11 de junho09h – Mesa-redonda IV “Assentamentos rurais: qual o modelo de desenvolvimento”
14h30 – Sessões de comunicação oral
Envelhecimento, sociabilidade e modo de vida
Poder local, políticas públicas e mediação dos assentamentos
A educação no desenvolvimento dos assentamentos
Gênero e protagonismos feminismos
18h30 – Encerramento
Mais informações e inscrições na página do Nupedor: www.uniara.com.br/nupedor ou pelo e-mail nupedor@uniara.com.br

Nenhum comentário: