sexta-feira, 10 de abril de 2009

[Colômbia] Uma proposta de anarquismo popular!




Dia 27 de fevereiro, baixou uma indecisa chuva, típica de Bogotá, estávamos então na Faculdade de Matemáticas da Universidade Nacional, íamos nos reunindo pouco a pouco, ao som de hip-hop libertário e anarcopunk; os integrantes da Rede Libertária Popular Mateo Kramer. Esse dia era nosso lançamento e havíamos nos encontrado para pintar um mural, fazer estampas e cozinhar comunitariamente.

A idéia da rede não nasceu nesse dia, nem havia nascido dias antes, mas sim, habitava o trabalho político de muitos dos coletivos que, há alguns meses, haviam propostos a construção de um movimento libertário antidogmático, centrado na realidade colombiana e conectado com as lutas populares do país.

Para nós, o anarquismo, que às vezes chamamos de maneira mais ampla “práxis libertária”, busca acabar com todo tipo de privilégio econômico, político, social e cultural para a criação de uma sociedade mais livre e igualitária. Ao mesmo tempo em que luta pela socialização dos meios de produção, luta pela socialização do poder para que este não se converta em posse de poucos.

Assim, segundo nosso ponto de vista, o anarquismo constrói um tipo de poder coletivo que surge das relações sociais livres entre os seres humanos e que se cria a partir da horizontalidade e da diversidade. Este poder alternativo e libertador prefiguram com sua ação diária a construção de uma nova sociedade. Mas, este poder só pode brotar desde baixo, com os oprimidos e marginalizados, desde as classes subalternas e exploradas. Por isso, o ideal coletivista é fundamental para o poder do povo.

Em meados de 2008, começou a aparecer em Bogotá inúmeros coletivos libertários que compartilhavam da necessidade de sair do gueto anarquista, e decidir, do encismamento e purismo em que às vezes se cai, quando se quer transformar radicalmente a sociedade.

Por isso começou-se a reforçar a idéia de evitar sectarismos e lutar junto com outros grupos. Tudo isto, talvez, se deu pelo inevitável golpe da realidade, pelo choque com as condições materiais e pelo reconhecimento de que o anarquismo não poderia permanecer alheio à situação colombiana.

Daí em diante, os coletivos se empenharam em investigar as histórias de lutas do país, a pensar-se em projetos de educação popular, nos bairros, em caminhar com o povo.

Começando 2009, o trabalho anterior não estava suficientemente maduro para pensarmos em uma maior articulação. Foi por esta razão que os coletivos se reuniram com a idéia de organizarmos a RED. Nós, companheiros e companheiras, decidimos potencializar nossos objetivos políticos trabalhando em conjunto e realizando projetos entre todos e todas.

Após inúmeras discussões e ações, levamos a cabo nossa primeira Assembléia Geral Constitutiva, e nela através de intensas jornadas e frutíferas reflexões em meio a um clima geral de debate e entusiasmo chegamos aos seguintes acordos:

1) A RED é uma organização que agrega distintos coletivos libertários e constrói o ideal de Poder Popular através da geração de processos auto-organizativos, autogestionários, horizontais e de base em territórios físicos e virtuais da cidade de Bogotá;

2) A RED realiza trabalho político junto com crianças, jovens, presos políticos, trabalhadores e trabalhadoras através da educação popular e libertária, como também as propostas comunicativas alternativas e a contracultura;

3) A RED atua de maneira articulada segundo os seguintes princípios organizativos: autogestão integral, horizontalidade, ação direta popular, solidariedade efetiva, trabalho de base, autoformação coletiva, ecologismo popular e diversidade anticapitalista;

4) A RED se situa em ser um grande bloco de oposição que rechaça o atual regime político colombiano e buscar gerar alternativas coletivas que avancem para um novo mundo, mais justo e livre;

A Rede Libertária Popular Mateo Kramer permite, então, que diversos coletivos se conectem, se encontrem entre si e coordenem-se para trabalhar com o objetivo libertário comum.

O trabalho em RED não vai em contra-senso com a autonomia dos coletivos, mas sim aproveita a coordenação a favor da autonomia para fortalecer um processo mais amplo e abarcante;

A RED toma decisões em assembléia e isto garante importantes níveis de horizontalidade, comunicação e solidariedade. Esta forma de organização nos tem permitido consolidar processos auto-organizativos em diferentes territórios. Alguns coletivos têm optado pelo trabalho nos bairros, outros nos colégios secundários, outros nos espaços universitários e outros pela contrainformação e contracultura com jovens de diferentes setores.

No dia 27 de fevereiro de 2009, quando vários estudantes se juntaram para comer da cozinha comunitária e outros subiam para pintar, junto com Mefisto, um mural com o nome da RED, estava escrito em letras grandes Poder Popular; muitos recordamos de Mateo Kramer, aquele companheiro e amigo que ao chegar à Colômbia tomou a firme decisão de caminhar junto ao povo. Nossa RED tem o intuito de estar à altura não apenas de uma homenagem ao companheiro, mas de fazer política libertária efetivamente.

Acreditamos firmemente no anarquismo e em sua incessante luta pela liberdade, do direito de rebelar-se contra qualquer tipo de injustiça e opressão, e que esta ação libertária deva ser realizada pelo próprio povo.

Tradução > Palomilla Negra

agência de notícias anarquistas-ana

Trégua de vidro:

o canto da cigarra

perfura rochas.

Matsuo Bashô

Nenhum comentário: