sábado, 24 de janeiro de 2009

E o imperialismo continua...

Primeira medida de Obama contra América Latina
Por Índio 24/01/2009 às 08:03

Sob a alegação de não fazer os controles necessários para impedir terrorismo, os Estados Unidos de Obama acabam de anunciar restrições à entrada de embarcações com passagem na Venezuela em águas estadunidenses.
Com essa decisão, que entrou em vigor ontem (23 de janeiro 2009), Obama mostra claramente qual será sua política imperial. Coerente com a política ianque de punir, sob qualquer pretexto, todos aqueles que não estão dispostos a serem apenas vassalos do am do Norte, o novo imperador mostra já na largada a que veio.

Há meio século atrás o império ianque, sob o pretexto de luta contra o comunismo, iniciou o embargo econômico contra Cuba. O mesmo argumento não pôde ser usado desta vez para justificar o início do que pode vir a ser um embargo contra a Venezuela, pois isso obrigaria o império a aplicar a mesma medida contra uma infinidade de países latinoamericanos. O império se vê em desvantagem, neste ponto. Por isso, tiveram que se apoiar em sua invenção mais recente, o terrorismo mundial. Numa fantasia sem procedentes, falam em terrorismo como se isso fosse uma realidade nos países latinoamericanos. Na última vez que, sob este pretexto, obrigaram o mundo a impor controles burocráticos desavergonhados (com fotografias em aeroportos ...) aos viajantes. O Brasil, num exemplo que arrancou elogios por todas as partes do mundo, revidou implantando esses controles somente a cidadãos estadunidenses. Por dignidade, se exigiu a reciprocidade internacional.

Desta vez o império quer minar os avanços da América Latina, colocando em dificuldades um dos principais atores dessas mudanças. O império ianque continua vendo a América Latina como sendo seu pátio trazeiro. Qualquer movimento de autonomia e autodeterminação é visto como uma agressão aos interesses imperiais. O império reservou a nossos povos o eterno papel de vassalos. Quem não se ajoelhar de forma obediente terá que contar com castigos. A Venezuela terá que contar com mais essa nova tentativa de punição por parte de quem se considera sua dona! Se a América Latina agir unida para fazer frente a essa arbitrariedade, os arrogantes ianques vão ter que recuar com seu rabinho mode entre as pernas.

Mais do que nunca, vale o chavão: RESISTE, América Latina!

Nenhum comentário: