Curso de Manejo de Sementes Crioulas.
Oficializamos o processo de elaboração conjunta da ficha de inscrição oficial do Curso de Manejo de Sementes Crioulas. Segue o arquivo em anexo. Favor divulgar a quem possa se interessar em participar.
Histórico da Articulação:
No fim de Novembro de 2010, Yanick e Christine Loubet, dois dos produtores franceses de sementes crioulas que trabalham em parceria com a Fundação Kokopelli (banco internacional de sementes crioulas), darão pela segunda vez um curso de manejo dessas sementes ancestrais a agricultores na Colômbia. Sua vinda ao continente sul-americano está sendo patrocinada pela FAO (órgão da ONU para agricultura). Eles nos ofereceram uma extensão dessa jornada de disseminação gratuita desse conhecimento de vital importância no tema da soberania alimentar. Assim, desde julho de 2010 teve início uma articulação em nível nacional com liderança descentralizada e horizontal para definirmos o roteiro que o casal percorrerá durante o mês de Dezembro de 2010 em território brasileiro. Foram definidos Belo Horizonte/MG (4 e 5/12), Barra do Turvo (Vale do Ribeira)/SP (11 e 12/12), Curitiba/PR (14,15 e 16/12) e Pirenópolis/GO (21 e 22/12).
A ficha de inscrição em anexo é para o curso de Belo Horizonte. Caso você esteja mais próximo das demais localidades, favor enviar um email parasementescrioulas@yahoogrupos.com.br em nome de Manuel (Curitiba), Juliano (Vale do Ribeira) ou Murielle (Pirenópolis).
Conteúdo do curso: a proposta é flexível dependendo da demanda de cada local, porém tendo como elementos norteadores os seguintes pontos:
-De variedades que crescem naturalmente a uma seleção mais restritiva, passando por sementes híbridas, clones e transgênicos;
-Como fazer uma seleção sem alterar as variedades;
-Como produzir sementes;
-A vida do solo: a chave para qualquer tipo de vida na Terra.
Semana de Compartilhamento de Saberes:
Teremos a companhia do casal em Belo Horizonte por cerca de 10 dias (de 28/11 a 09/12). Decidimos aproveitar esta ocasião em que duas pessoas de outro continente estão vindo à nossa cidade dando um nobre exemplo de compartilhamento gratuito de um conhecimento libertário e de importância vital como é o manejo de sementes crioulas, e estimular a socialização de outros conhecimentos também.Assim, os indivíduos, organizações e movimentos que se interessem em compartilhar algum saber gratuitamente (solicitaríamos apenas alguma contribuição para cobrir eventuais custos de oficinas) são bem vindos para propor alguma atividade em qualquer local de Belo Horizonte ou seu entorno. Foi definida de antemão uma oficina de confecção de telhados de embalagens tetrapak (caixas de leite e suco vazias) para reforma do telhado da cozinha externa da Casa Somática. A data da oficina será divulgada em breve.
Abraços fraternos,
Fernando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário